Home | Notícias | Colégios na Holanda já adotam bicicleta escolar coletiva

Colégios na Holanda já adotam bicicleta escolar coletiva

As crianças na Holanda podem chegar às escolas em uma nova condução coletiva.

Por
Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font

 

 Esqueça o tradicional ônibus amarelo e pense na grande paixão daquele país: as bicicletas. Em vez do modelo tradicional, foi desenvolvida uma bicicleta escolar para cerca de dez alunos.

A bicicleta coletiva - batizada de Bicycle School Bus (BCO, na Holanda) - pode ser usada por crianças entre 4 e 12 anos, sendo um assento destinado a um condutor adulto. Enquanto oito crianças e o adulto pedalam, outros dois acompanhar a viagem descansados.

A bike pode vir com opcionais, como um toldo de lona para proteção nos dias chuvosos, um sistema de som para animar durante a pedalada e um motor elétrico para ajudar nas subidas.

A BCO foi uma invenção de Thomas Tolkamp, diretor executivo da Tolkamp Metaalspecials, que produz as bicicletas. Comercializado pelo Der Café Racer, 25 exemplares já foram vendidos ao preço de US$ 15 mil e alguns foram exportados para Alemanha e Bélgica. "Recebemos pedidos de outros países da Europa e da América do Norte e da América do Sul, mas ainda mantemos nossas operações em nosso continente", afirmou em entrevista ao site Fats Coexist.

Grande mercado consumidor

O Bicycle School Bus pode ser promissor na Holanda, já que a bicicleta é uma verdadeira paixão nacional. E os números não deixam mentir: a frota de bicicletas nas ruas ultrapassa os 16 milhões e, em 2009, cerca de 40% do tráfego era composto pelas bikes.

A onda de sustentabilidade e a corrida por meios de transporte menos poluentes fazem o negócio ser ainda mais promissor. Tolkamp acredita que esta busca por produtos que não agridam o meio ambiente possa aumentar o sucesso da bicicleta em outros países.